Um recorde com mais de 13 mil atendimentos em 71 serviços oferecidos gratuitamente à população nas áreas de saúde, cidadania, ações educativas e preventivas. Este foi o balanço feito pela coordenação do Sesc Petrolina, após o encerramento, às 14h desta sexta-feira (27), da 13ª edição do projeto Colmeia.
A iniciativa, que já é considerada a maior feira de saúde e cidadania do Vale do São Francisco, mobilizou quase 300 voluntários – 78 somente do Sesc Petrolina, de 27 parceiros, entre entidades governamentais, não governamentais e empresas privadas. Segundo a assistente social do Sesc Petrolina e coordenadora do projeto Telma Calado, o Colmeia deste ano, além de oferecer um maior número de atendimentos à população também ampliou a quantidade de parceiros.
“Desde às 8h da manhã, tivemos uma procura muito grande de serviços, a exemplo de aferição de pressão arterial, exames de vista, audiometria, testes de colesterol, glicose e AIDS e consultas médicas”, detalhou a coordenadora, lembrando ainda que muita gente aproveitou para regularizar documentos e receber orientações jurídicas e sobre legislação e educação para o trânsito.
Em meio a oferta de diversos outros serviços, grupos culturais da região fizeram apresentações artísticas e o público também pôde levar para casa mudas de espécies da flora da caatinga, como incentivo para arborização urbana.