Ingressar no mercado de trabalho é um grande desafio. Por isso, incentivar e assegurar mecanismos para que jovem advogado possa iniciar sua militância é uma preocupação da chapa “OAB Forte, Advogado Valorizado” – encabeçada pelos advogados Alexandre Torres e Leonardo Bahia – que concorre a eleição da Subseccional de Petrolina .
Para a Chapa, criar um plano de ações direcionadas ao advogado em seus anos iniciais de mercado é fundamental para a Ordem, pois solidifica os laços dos jovens com seu órgão de classe, além de favorecer o trabalho dos iniciantes. “Projetos de apoio aos jovens advogados devem ser uma política permanente dentro da OAB. Temos a intenção de colaborar, efetivamente, com a inserção desses novos colegas no mercado de trabalho”, pontua Alexandre Torres.
No plano elaborado, a Chapa “OAB Forte, Advogado Valorizado” propõe a criação de uma comissão especializada e exclusiva de apoio aos jovens advogados; sala na sede da OAB para apoio aos advogados que não possuam escritórios e tenham necessidade de atender clientes; orientação prática e teórica para futuros e jovens advogados; cursos de extensão e pós-graduação a baixo custo, por exemplo. De acordo com Alexandre Torres, além dessas propostas direcionadas, todas as outras sugestões da Chapa em favor do advogado visa garantir um melhor ambiente de trabalho para os novos militantes da advocacia.
O jovem advogado Bryann Nunes aderiu ao movimento e ressaltou a importância dada pela Chapa aos jovens advogados. “O hall de propostas da Chapa encabeçada por Alexandre Torres e Leonardo Bahia para nós, jovens advogados, são as melhores”, comenta. Israel Borges, também jovem advogado, concordou com o colega. “As propostas da Chapa ‘OAB Forte, Advogado Valorizado’ deixam claro a atenção do grupo com os jovens recém chegados na Ordem. Isso é muito importante”.