Uma paciente da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), em Petrolina (PE), relatou que a situação gripal na cidade é de alerta, em virtude da alta nos casos da infecção. “Cuidado com a gripe, povo. A UPA está super lotada. A equipe profissional não está dando conta. O atendimento muito lento, até pra quem é prioridade”, disse.
A redação do Blog Edenevaldo Alves entrou em contato com a assessoria da UPA, para apurar o caso. Em nota, a coordenação da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) disse que reconhece a grande demanda na unidade, motivada, principalmente pelo aumento dos atendimentos de casos de síndromes gripais, situação comum em todo o País.
“Mesmo assim, o serviço tem atuado para garantir o atendimento a todos os usuários que dão entrada, com prioridade para os casos de maior gravidade, de acordo com o sistema de classificação de risco.
Importante ressaltar, no entanto, que a UPA de Petrolina é a única porta aberta para o atendimento de urgência e emergência adulto e que diante do surto de influenza orienta que deve ser procurada prioritariamente em casos de desconforto respiratório, dor ou pressão no peito, sinais de desidratação como tontura, dificuldade para urinar ou confusão mental e queda brusca do estado geral. Casos mais simples podem ser referenciados para as unidades básicas de saúde.
Por fim, é importante reforçar a necessidade de manutenção dos cuidados básicos, como distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos para evitar a disseminação do vírus“.