O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira participou na manhã desta quarta-feira (4), no plenário da Câmara de Vereadores em Juazeiro, de Audiência Pública sobre o desenvolvimento da caprinovinocultura no município. O evento foi antecedido por uma audiência geral com a presença dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco, com o objetivo de discutir o setor em toda região. Na ocasião ficou acordado que cada município irá realizar uma audiência pública para discutir a cadeia de forma pontual.
Em Juazeiro a audiência foi iniciada com a formação da Mesa Diretora com representantes de instituições, do governo municipal, estadual e vereadores. De acordo com o vereador Agnaldo Meira, proponente da audiência pública, a caprinovinocultura é uma das entidades econômicas mais fortes da região. “Segundo as pesquisas do Bioma Caatinga, existem mais de seis milhões de caprinos e ovinos em cinco dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco, sendo que em todo território existem mais de 12 milhões de animais. Precisamos desenvolver políticas públicas para incentivar esse setor tanto para o empresariado quanto para a agricultura familiar”, destacou.
Na ocasião o Analista do Sebrae, Carlos Robério Araújo palestrou sobre o programa Bioma Caatinga. “O nosso objetivo é sensibilizar a todos para que as atividades de apoio a caprinovinocultura possam ser direcionados da melhor forma possível. Cada instituição dentro de sua missão tem que tentar apoiar a atividade no município, pois os esforços de forma isolada, não estão trazendo o desenvolvimento da atividade. Juazeiro é o município que tem a maior importância da caprinovinocultura no Brasil e não conseguimos avançar na formalização dessa cadeia. Temos que ter a consciência em buscar produtos de garantia para o consumidor”, observou.
O evento contou com a presença dos vereadores Justiniano Félix, Amilton Ferreira, Eduardo Lopes, Anderson Cruz, Fábio Luiz (Fabinho), Adriano Bastos e Mitonho Vargas, do presidente da FETAG – Ba, Claudio Bastos, do gerente do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, além do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva que enalteceu a realização da audiência. “Juazeiro vive um momento positivo em sua economia, se destacando como o município que mais gera emprego com carteira assinada no país, porém a matriz da nossa economia é a caprinovinocultura junto à agricultura irrigada. O setor caprino e ovino não esta ligado apenas à questão econômica da região mais também da questão cultural”, observou Neiva.
Outro destaque do evento foi à palestra proferida pelo representante da CAPRITEC, Silvio Dória, sobre as ‘Potencialidade da Caprinocultura e Ovinocultura para Juazeiro e o Sertão São Francisco’. “Em Juazeiro os desafios são a nossa maior motivação. Em nenhum lugar por onde passei no Brasil ou fora, nunca tinha visto um consumo tão comum da carne caprina, aqui ela é consumida trivialmente, isso é um luxo. Nós temos dois frigoríficos, um com inspeção federal e outro estadual, além de um laticínio, acredito que no nosso município, o principal gargalo é a informalidade”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira informou que o governo municipal tem feito grandes esforços para valorizar cada vez mais o setor. “Os destaques são as feiras de caprinos e ovinos realizadas nos distritos de Juazeiro e a Expovale que acontece na sede do município. Além disso, a administração tem desenvolvido diversas ações que beneficiam a zona rural, como a instalação de cisternas, poços artesianos, adutoras, bem como a reforma das estradas vicinais, instalação de postos de saúde, dentre outros. O nosso objetivo é valorizar cada vez o homem do campo”, destacou.
Após as palestras, a plateia presente manifestou as principais dificuldades encontradas em cada região. Em seguida o presidente da Mesa, o vereador Justiniano Félix, explicou que será elaborada uma cartilha com as principais propostas de todos os dez municípios do Território Sertão do São Francisco. O documento será apresentado em um futuro evento com a participação de todos envolvidos e do governador do estado.