Nesta terça-feira (08), a Polícia Federal deflagrou a Operação “LEET” para desarticular organização criminosa envolvida em ataques cibernéticos ao Supremo Tribunal Federal.
Estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades pernambucanas de Belém do São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, além dos municípios de Itumbiara (GO) e Bragança Paulista (SP), respectivamente.
” Foram 3 mandados de prisão em PE: Até agora foram cumpridas as prisões de Olinda e Jaboatão e a de Belém de São Francisco o suspeito não foi encontrado e as diligências prosseguem. Os presos ficaram aqui em PE no Cotel à disposição da Justiça de Brasília. E o material apreendido (material de informática) será encaminhado para a coordenação da operação em Brasília”, informou a Polícia Federal.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início após a identificação, por parte da equipe de tecnologia da informação do STF, de uma série de condutas suspeitas que indicavam que o sítio eletrônico da Suprema Corte estaria sob um ataque hacker, no dia 03/05/2021.
Após investigação minuciosa, a PF identificou os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados.