Médico conceituado e diretor do Hospital Neurocário em Petrolina, José Carlos Moura concedeu entrevista ping-pong ressaltando sua trajetória como profissional.
Além disso, a sua visão sobre o cenário político local, os fatores que influenciaram o crescimento da região e a convicção de se declarar apolítico foram destaques em uma conversa franca e aberta com o médico. Acompanhe:
José Carlos, o Sr. é agora apolítico ?
Não Edenevaldo, eu agora sou apartidário. Quando eu cheguei nesta região em 1980, vim com a missão de implantar uma nova especialidade médica, a Neurologia e a Neurocirurgia.Foram momentos de muito trabalho e de novos conhecimentos !! Precisei fazer cursos no sul do país, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Espanha,como educação continuada. Terminei mestrado e doutorado e implantei com nossa equipe a Residência de Neurocirurgia na Univasf. Hoje a região forma Neurocirurgiões !! Minha missão continua no Hospital Neurocárdio, procurando sempre acompanhar as mais atualizadas técnicas da medicina e das áreas de saúde no mundo. No lado social, a Fundação Neurocárdio, desempenha seu papel assistencial e educativo com as camadas sociais mais necessitadas. Para tudo isto precisei aprender com alguns políticos .
Quem foram estes políticos ?
Em Juazeiro conheci as famílias Khouky, Tanury e Espínola, Samuel Nascimento, Joseph Bandeira, Misael Aguilar e Roberto Carlos Leal, e em Petrolina convivi e aprendi com a família Coelho em especial os irmãos , Nilo Coelho, muito pouco tempo, José Coelho, Geraldo Coelho , Paulo Coelho, Osvaldo Coelho e Augusto Coelho. Estes homens se doaram a uma causa e praticamente viveram quase que exclusivamente para trazer o progresso democrático para esta região. Isto foi fundamental para que eu, com o exemplo deles, assumisse a minha missão na área da saúde !! Com Osvaldo e Geraldo convivi por mais tempo, pela própria longevidade deles na vida e na política , e aí aprofundei mais a convivência e defendi seus pontos políticos.
O Sr. hoje defende as idéias de algum político atual ?
Não. Eu hoje fico feliz em ver que o legado dos irmãos Coelho, ficou enraizado na Política de Petrolina, e todos os envolvidos, chegam com propostas de crescimento e modernização, mas com ética e foco no progresso da região , visando o crescimento de todas as classes sociais. Isto é um privilégio da nossa comunidade e é modelo para muitos centros urbanos deste país.
Quais os pontos que o Sr destacaria em Petrolina , Juazeiro e região como os maiores fatores deste crescimento?
Eu destaco dois grandes pontos : A irrigação e a Univasf. Sabemos que estas bandeiras sempre nortearam os irmãos e que Osvaldo e Geraldo Coelho ficaram mais tempo nesta luta e concluíram, deixando todos os instrumentos para a perpetuação dos avanços sociais.
Dr. José Carlos, mais uma vez, hoje o Sr. é apolítico então ?
Não. Nós todos sempre seremos seres políticos. Eu hoje sou apartidário. Parabenizo e apoio a todos que mantenham o crescimento democrático de Petrolina,Juazeiro e região isto é: dando oportunidades a todas as classes sociais, nas suas devidas proporções das necessidades das diversas camadas .
Na sua visão os últimos prefeitos de Petrolina contribuíram para este fim ?
Sim , contribuíram muito e até se complementaram. Isto é o ideal da sucessão. Fazer complementos e acrescentar novas conquistas.
O Dr. José Carlos vai apoiar algum candidato ?
Vou continuar fazendo a área de saúde crescer , através do Neurocárdio, e contribuir com o vencedor das urnas, sem interferir, pois o legado deixado, permite isto.