Estações elevatórias de esgoto de Petrolina são alvo de furtos e vandalismo

    compesa1

    Paredes arrebentadas, fios e cabos expostos, equipamentos depredados e um grande prejuízo para a comunidade de Petrolina. Esta é a situação de mais de 13 Estações Elevatórias de Esgoto – E.E.E. da cidade, que foram alvo de furtos e vandalismo entre os meses de abril e setembro. O sistema de E.E.E. que atende a cidade de Petrolina é formado por 30 unidades elevatórias, que têm como objetivo recolher o esgoto produzido nas comunidades e encaminhar para a Estação de Tratamento.

    compesa2As ações criminosas mais recentes foram registradas nas unidades dos bairros Pedra Linda, Porto Fluvial e Cohab Massangano, entre os dias 5 e 15 deste mês. As E.E.E. da Cohab e do Porto Fluvial, que já tinham sido alvos dos bandidos no dia 16 de junho, tiveram mais uma vez suas estruturas depredadas e os cabos elétricos roubados. As estações elevatórias do Jardim Amazonas e Nova Vida 1, também foram atingidas, assim como a unidade do Distrito Industrial, de onde foi levado um medidor de energia que alimenta o conversor de vazão. No bairro Vila Eulália, foram registradas três ocorrências, nos dias 4, 7 de junho e 1º de julho. Do local, que ficou depredado, foram furtados cabos e medidor de energia.

    compesa3No dia 19 de junho, foi a vez da estação elevatória do bairro Rio Corrente ser roubada. A ação se repetiu no local no dia 2 de julho, de onde foram levados cabos de alimentação dos circuitos de tomadas e iluminação e os cabos de descida dos para-raios. As elevatórias do bairro São Gonçalo e João de Deus também foram alvo dos furtos entre os dias 08 de junho e 1º de julho, prejudicando o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Mais três ocorrências foram registradas nos dias 3 e 10 de julho, quando os vândalos invadiram, por duas vezes, a estação do Cosme Damião, além da unidade da Cohab VI e arrancaram as boias do poço de sucção, cabos, tampas da caixa de passagem e levaram todos os cabos de iluminação dos postes.

    Tamanha destruição tem afetado diretamente o sistema de esgoto dos bairros, que necessitam das elevatórias para lançar os resíduos coletados para a estação de tratamento. “Este tipo de ocorrência acarreta prejuízos para todos, pois estamos tratando com um sistema essencial, de saúde pública”, informou o gerente regional, João Raphael de Queiroz, ressaltando que os casos estão sendo investigados pela polícia.

    Diante de atitudes suspeitas, a Compesa orienta a população que denuncie e chame a polícia. Segundo o gerente, é possível que o descarte destes materiais sejam em ferros velhos, onde os cabos são derretidos e o cobre vendido no peso.

    Além do prejuízo para a população que sofre com o refluxo para dentro das casas, a Companhia estima um prejuízo de mais de R$ 100 mil reais com os custos da manutenção, mão de obra e reposição de material.

    Para impedir novas ações de vandalismo a Compesa vai investir ainda cerca de R$ 430 mil em obras e equipamentos de segurança nas unidades. Entre as intervenções estão: aumento/recuperação dos muros das Estações Elevatórias de Esgoto, implantação de concertinas (cerca em forma de espiral) no topo dos muros e implantação de câmeras. “Também iniciaremos um processo de contratação de monitoramento através de segurança eletrônica nas unidades para ampliar este reforço”, afirmou Queiroz.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui