A diretora de Atenção Básica de Petrolina (PE), Lorena Andrade, esteve na manhã desta segunda-feira (04), no Programa Edenevaldo Alves (Petrolina FM) para esclarecer algumas dúvidas sobre os testes rápidos de Covid-19.
Ela afirmou que apenas as pessoas que estão com os sintomas da doença podem realizar a testagem e o recomendado é que seja realizado a partir do 11º dia para que não ocorra o risco de apresentar resultados falsos negativos.
“O teste rápido identifica anticorpo, então, por isso que a gente não pode realizar o teste no início da infecção. A gente precisa esperar pelo menos 10 dias e realizar o teste a partir do 11º para que não corra risco de apresentar resultados falsos negativos. Não vai mostrar a infecção, não porque a pessoa não teve contato com o vírus, mas sim porque não foi tempo suficiente para o corpo produzir os anticorpos que o teste consegue identificar”, explicou.
Lorena Andrade reforçou que os pacientes que estão com sintomas podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), entrar no site petrolina.tisaude.com, ou pelo contato (87) 9 8841-0800. A diretora assegura que em todas as opções citadas o paciente será submetido a avaliação médica e que a situação será notificada. A data para a testagem será agendada e no dia combinado uma equipe de saúde irá realizar o teste na casa do paciente para evitar aglomeração.






