Comunidade Acadêmica da Univasf abraça prédio de Laboratórios, em ato pela educação pública superior de qualidade

0
1

abraco

Um grupo com cerca de 100 pessoas realizou, na manhã de hoje (27), um abraço simbólico no prédio de Laboratórios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina (PE). Docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes protestaram contra os cortes orçamentários do Governo Federal e das instituições de fomento à pesquisa e à pós-graduação.

Segurando cartazes e vestidos de preto, os participantes seguiram da Reitoria em direção ao prédio de Laboratórios e Colegiados Acadêmicos, onde realizaram a ação simbólica. A iniciativa partiu da Câmara de Pós-Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helinando Pequeno de Oliveira, o movimento foi positivo. “Conseguimos mobilizar muita gente para mostrar à Universidade e ao Brasil que a pesquisa e a pós-graduação na Univasf são fundamentais e possuem bandeiras a serem levantadas e defendidas”, afirmou. O pró-reitor salientou, ainda, que o abraço simbólico é para mostrar apoio à causa e à defesa de uma universidade pública de qualidade.

Os participantes cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos em defesa da valorização da educação. Para o estudante Bismarques Augusto Oliveira da Silva, que faz iniciação científica, o movimento que aconteceu hoje fortalece os movimentos nacionais. “A importância está em se somar às outras manifestações que estão acontecendo nacionalmente”, contou.

Na opinião do estudante Davi Pereira Freire, a participação dos discentes no movimento é fundamental, pois muitos alunos realizam pesquisas na Universidade e precisam das bolsas. “Além de ser bom para quem precisa, é um incentivo a mais para quem quer fazer pesquisa. Então, é importante que nós estejamos aqui para pressionar e mostrar que queremos que os recursos voltem”, destacou.

Após o abraço, os participantes seguiram para o Hemope Petrolina, localizado no Centro de cidade, para realizar doação de sangue, numa ação organizada pela Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf).