Aniversário da Lei Maria da Penha é marcado por ato público no Centro de Juazeiro

0
2

maria

Na última sexta-feira (07), a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS através do Centro Integrado de Apoio a Mulher – CIAM realizou ato público na Praça São Tiago Maior, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha 11.340/06 e também aos 10 anos de atuação do CIAM no município.

“São vitórias e conquistas que custaram à vida de muitas mulheres, como é o caso da Lei Maria da Penha. Esta Lei trouxe muitos benefícios, e de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) houve redução de 10% em relação aos casos de mulheres mortas dentro de casa no Brasil. Mas mesmo com redução, a situação ainda é grave, a pesquisa diz que 43% das mulheres já sofreram algum tipo de violência. No nosso município, o CIAM vem atuando há mais de 10 anos no enfrentamento a violência de gênero, e possui uma equipe qualificada e que tem feito a diferença”, garantiu a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues.

As equipes do CIAM, do Conselho da Mulher – CMDDM, de Saúde, da Pastoral da Mulher distribuíram material informativo, conversaram com a população e deixaram o seu recado sobre a violência contra a mulher.

A estudante Carla Patrícia disse que é muito importante esta comemoração. “Precisamos lembrar sempre desta Lei, e orientar as mulheres a denunciar as agressões, porque muitas vezes a impunidade acontece devido ao medo das mulheres de colocar seus companheiros que as tratam com violência na cadeia”, pontou a estudante.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Saúde, que esteve com a equipe da DST, além das equipes da Unidade Estação Cidadania, que realizou atendimento do Bolsa Família, do CIAM, do Conselho da Mulher, Pastoral da Mulher e o Movimento de Mulheres.