Morreu, na manhã deste domingo em São Paulo, o deputado estadual Manoel Santos (PT). Aos 62 anos, o parlamentar estava internado em São Paulo para o tratamento de um câncer de esôfago, diagnosticado em 2014. De acordo com a deputada Teresa Leitão (PT) Manoel que realiza quimioterapia, recuperava-se de uma cirurgia e, na madrugada, sofreu uma complicação no estado de saúde.
“É uma perda muito grande. Manoel era uma liderança do movimento dos trabalhadores rurais e se expandiu para todos os movimentos dos trabalhadores, foi presidente da Contag, dirigente partidário muito respeitado, estava no segundo mandado de deputado e fazia mandato muito bom. Me sinto bastante triste. É uma perda para a bancada. Ele estava em licença para tratamnento de saúde e a gente acreditava que ele iria se recuperar”, declarou Teresa, adiantando que o Partido dos Trabalhadores vai enviar uma nota oficial. Segundo ela, a família ainda está muito abalada e não há informações sobre velório ou sepultamento.
No perfil parlamentar, no site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Manoel enfatizava sua raça negra e origem de trabalhador rural. Confira o texto na íntegra:
Manoel José dos Santos nasceu no dia sete de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e possui como grau de instrução, o ensino fundamental. Era casado e tinha quatro filhos.
Iniciou o seu trabalho nos movimentos sociais como Agente Pastoral da Ação Católica Rural (ACR), entre 1973 e 1978. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT). Já integrante ao movimento sindical, elegeu-se primeiro suplente do (STR) e, em seguida, assumiu a função de tesoureiro e, logo após, em 1981, chegou à presidência do órgão. Em 1990, ocupa o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e, entre 1993 e 1998 foi eleito ao cargo de presidente da entidade. Em seguida, no período entre 1998 e 2009, ocupa a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, que é a maior confederação de trabalhadores rurais da América Latina e uma das maiores do mundo.
Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores – CUT e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores – PT no Estado de Pernambuco.
Envolvido com o PT, se destaca como um companheiro atuante junto às diversas lideranças do partido, sendo então convidado no ano de 2002, para contribuir com o Plano de Governo e ajudar o processo de transição. Como resultado das negociações, pode citar o Programa de Alimentação Escolar – PAA, o aumento dos recursos destinados à Assistência Técnica e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.
Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT conquistou 42.347 votos com expressivo apoio das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco. Manoel Santos pretende priorizar, no seu mandato, a defesa de um projeto de desenvolvimento rural e urbano sustentável e solidário para o Estado.
Além disso, tem o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, com a agroecologia, com a reforma agrária e com a defesa dos direitos das comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais. Na Assembleia, era líder da bancada do Partido dos Trabalhadores – PT, e titular das Comissões de Agricultura, Pecuária e Política Rural e de Saúde e Assistência Social. Além de suplência em Cidadania e Direitos Humanos e Redação Final. (Diário de Pernambuco).