Com o objetivo de discutir ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde que reduzam o número de acidentes de moto no Estado, foi realizado, nesta sexta-feira (31), o I Fórum Itinerante de Mobilização dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco, em Petrolina, pela Secretaria Estadual de Saúde.
O coordenador Geral do SAMU Petrolina, Tiago Acioli, fez uma apresentação panorama do cenário local em relação aos acidentes envolvendo motocicletas. “89% dos acidentes de transito em Petrolina são com motocicletas e, apenas, 11% com carros. Comparando os meses de janeiro a junho de 2014 e 2015 percebemos uma redução de quase 300 acidentes, mas ainda não é o suficiente, precisamos reduzir muito mais”, frisou.
Acioli também explanou sobre um novo projeto Campanha Paz no Trânsito que envolve profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Hospital Universitário, SAMU, EPTTC e o Núcleo de Prevenção. “Estamos em fase de planejamento para realização de um fórum voltado para esta temática, elaboração de cartilhas para as escolas municipais, já capacitamos os profissionais do HU. Estamos buscando a cada vez mais estratégias que corroborem para redução dos acidentes de trânsito”, pontuou.
Em Pernambuco, em 2014, foram registrados que 22,1% das vitimas de acidentes de transporte terrestre não utilizam capacete, 18,9% o condutor fez uso de substância alcoólica e 20,6% foram vitimas do excesso de velocidade.
“O fórum tem o objetivo de desenvolver ações e atividades que possam, efetivamente, mudar a realidade de Pernambuco. Os números têm sido crescentes e, isso, abala toda uma sociedade e sistema de saúde vigente. Nosso intuito é potencializar as ações que estão sendo realizadas e melhorar o que precisa ser melhorado.”, afirmou a secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Cláudia Callou.
Participaram do fórum representantes das Secretarias de Saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), da EPTTC, Polícia Militar, Secretaria da Educação, da VIII GERES, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.