A descoberta recente de quatro sítios arqueológicos em Petrolina, no distrito de Rajada, é o tema do livro ”Pedras que Falam”, que o jornalista Carlos Laerte e o professor Genivaldo Nascimento lançam no final deste mês e início de agosto em três lugares distintos.
A obra, que apresenta os sítios arqueológicos do Açude das Pedras – na área urbana do distrito- e os outros três na zona rural de Rajada (dois no Sítio Manteiga e um na Chapada do Alegre), será lançada primeiramente na Escola José Cícero de Amorim (Rajada), no dia 30 de julho, às 10h.
Com 60 páginas recheadas de textos curtos e muitas fotos, o livro também será lançado na Livraria SBS Internacional, às 19h30, do dia 31 e no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no dia 7 de agosto, às 17h30, na programação da II Feira do Livro do Vale do São Francisco.
De acordo com Laerte e Nascimento, a descoberta desses sítios arqueológicos, todos já com o reconhecimento oficial do Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-, representa muito para a história da região. ”Os estudos sobre a Arqueologia não podem ignorar aspectos ligados ao Turismo, à Geografia, Biologia, História e Linguagem. Nesse sentido, a descoberta é um marco histórico porque abre diversas possibilidades de desenvolvimento de atividades nessas áreas.
O exemplar é uma declaração de amor às Pedras que Falam- por meio das gravuras pré-históricas e por sua beleza geológica, formada durante milhões de anos pela natureza”, afirmam os autores. O livro também será distribuído pela Secretaria de Educação de Petrolina nas escolas municipais e conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, Facape e Plenus Colégio e Curso.