Presidente do CBHSF oferece apoio, através da Agência Peixe Vivo, à bacia do Rio Paraopeba

0
1

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, solicitou à Agência Peixe Vivo, que tome medidas necessárias e cabíveis em face dos graves eventos que estão se desdobrando pelo rompimento da barragem de rejeito em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A lama que já atingiu o leito do Rio Paraopeba, pode impactar o Rio São Francisco. Assim faz – se necessário, dentro do alcance da Agência Peixe Vivo, que se acompanhe em regime emergencial a situação, sobretudo através da Diretoria Técnica da entidade delegatária, com o contato permanente com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com os órgãos e autoridades competentes do Estado de Minas Gerais com informações sobre o avanço da lama de rejeitos.

O presidente também solicita que seja analisado o tipo de apoio concreto que o CBHSF pode oferecer com os recursos oriundos da Cobrança pelo Uso da Água e dentro dos marcos legais à bacia hidrográfica do Rio Paraopeba e outras instituições públicas.

Rio Paraopeba

A nascente do Rio Paraopeba está localizada ao sul do estado de Minas Gerais, no município de Cristiano Otoni, e sua foz está na represa de Três Marias, no município de Felixlândia. Outros rios importantes na bacia são o Águas Claras, Macaúbas, Betim, Camapuã e Manso.

A bacia do rio Paraopeba engloba 48 municípios, sendo 35 municípios com sede na bacia. A população total da bacia é de 1.318.885 milhão. (CBHSF)