Nível do Lago de Sobradinho cai para 17,91% e afeta na tarifa de energia

0
2

lago

O Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgou na terça feira (21) que o reservatório da barragem de Sobradinho está com  estava ontem (19) com 17,91% de sua capacidade normal. No entanto, esse nível ainda é muito baixo e preocupa a  Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e os produtores da região que necessitam do lago.

As chuvas registradas na região Sudeste do país foram poucas e não estão contribuindo para o acúmulo de água no Lago, que tem 4,2 mil quilômetros quadrados de área – equivalente à de seis capitais somadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Nos subsistemas de abastecimento  Sudeste/Centro-Oeste e Sul, as variações previstas da carga para o mês de julho/2015, relativamente ao mesmo mês do ano passado,  respectivamente, refletem, sobretudo, o baixo desempenho da indústria, bem como a redução observada no nível de atividade do setor de comércio e serviços que estão sendo prejudicados. O resultado é insuficiente para mandar água aos reservatórios do nordeste.

Impactos

A elevação das tarifas de energia elétrica, decorrente das bandeiras tarifárias, da revisão tarifária extraordinária e do reajuste tarifário anual, vem se refletindo nos padrões de consumo, principalmente nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste, onde o impacto do aumento das tarifas é maior.

Sobradinho pode armazenar 60% da água a ser usada na geração de energia da Região, mas o que se percebe, é a redução do lago que pode chegar ao seu volume morto.