O Governo Federal prevê aumento de 8,37% no salário mínimo em 2016, para R$ 854. Atualmente ele está em R$ 788. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa aos senadores.
Ele entregou pessoalmente a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 ao presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL) hoje à tarde, no gabinete do parlamentar. As informações são do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que participou do encontro.
As regras de correção do salário mínimo para 2016 foram mantidas e respeitam a política de reajuste adotada desde 2011. A fórmula utilizada considera a variação da inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, ambos medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2014, o PIB cresceu apenas 0,1%. Pelas projeções do mercado, o INPC acumulado em 12 meses para 2015 está em 8,34%. Com isso, a correção do governo ficou acima das previsões do mercado. (EBC).