Novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (23), indica que 92% das das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até o momento, foram computados 25.901 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 17.519 inscrições foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados em municípios para começar a trabalhar. Ao todo, a seleção oferece 8.517 vagas.
“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
Interessados em participar do programa podem se inscrever até 7 de dezembro pelo site. O prazo foi prorrogado por conta de ataques cibernéticos na página do Mais Médicos. Segundo as regras do edital, os selecionados vão receber salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. Além de cumprir 32 horas em unidades básicas de saúde, eles também terão oito horas acadêmicas teóricas.
A contratação de novos médicos é a medida emergencial adotada pelo governo para garantir a assistência em locais que contam com profissionais cubanos, após a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informar que o governo cubano encerrou a cooperação no programa Mais Médicos.