Para concluir a votação das propostas elaboradas, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina terá continuidade na próxima terça-feira, 21, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) a partir das 8h. Todos os 52 delegados eleitos na noite de terça-feira, 14, devem comparecer para a votação.
No dia 14 foram realizados grupos temáticos em três eixos diferentes onde foram construídas propostas municipais, estaduais e nacionais; eleição dos delegados, sendo 26 usuários, 13 gestores e 13 profissionais de saúde, para participar da Conferência Estadual que acontecerá em setembro, além do início da aprovação das propostas.
“É um momento oportuno para o contexto atual da saúde em todo país, onde gestores, profissionais e usuários podem formular suas propostas com o intuito de melhorar a técnica e resolução das necessidades de quem utiliza o Sistema Único de Saúde, o SUS”, pontuou o membro da comissão organizadora Silvoney Junior.
A Conferência é realizada a cada quatro anos pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de elaborar propostas de fortalecimento, melhoria e sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para construção da Política Nacional de Saúde.