Tudo pronto para a 44ª Jecana, irreverente corrida de jumentos que acontece nos próximos dias 12 , 13 E 14 de junho. Esse ano, a Jecana homenageia o seu criador, o radialista Carlos Augusto, que faleceu no mês de abril, deixando um grande legado para a região.
O evento está tendo continuidade pela iniciativa da família do radialista que não quer deixar morrer a tradição. Com isso, os amantes desse evento que faz parte do calendário anual da cidade e abre as festas juninas de Petrolina têm todos os motivos para comemorar . A luta pela preservação do animal símbolo do sertão: o jumento e seu trabalho de comunicador na defesa do homem sertanejo fizeram de Carlos Augusto um dos grandes ícones da cultura e da tradição sertaneja.
O legado deixado pelo radialista mobiliza não apenas a comunidade do Capim. Muita gente de várias cidades da região prestigia, todos os anos a festa.
Segundo os organizadores do evento Domingos Sávio Brandão (Sivuca) e Mayra Amariz Gomes essa última filha de Carlos Augusto, afirmam que a Jecana esse ano irá superar as expectativas. Serão três dias com apresentações culturais, muito forró pé-de-serra, comercialização de comidas e bebidas típicas de época, desfile de animais ornamentados, o desfile Jegue Fashion além – é claro – da famosa corrida de jumentos e várias atrações musicais.
O jumento campeão na corrida será agraciado com o troféu Cangalha de Ouro Carlos Augusto e do jumento vencedor Senador Nilo Coelho e do Jegue Fashion, o troféu será o Celestino Gomes.