43 municípios do Sertão de Pernambuco não registraram nenhum homicídio em outubro

O Sertão pernambucano encerrou o mês de outubro de 2025 com 43 municípios sem nenhum registro de homicídio. No total, dez municípios não registram homicídios desde janeiro e outros superam a marca de mais de um ano sem crimes contra a vida, como é o caso de Verdejante, cujo último registro aconteceu em 2021, marcando aproximadamente 1700 dias sem indicadores de morte decorrente de criminalidade.

De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), o Sertão apresentou uma redução de 52,2% nos homicídios, caindo de 46 ocorrências em outubro de 2024 para 22 em outubro de 2025. A lista de cidades que finalizaram o mês zero MVI inclui polos regionais importantes como Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri e Petrolândia, além de municípios menores que vêm mantendo desempenho consistente ao longo de 2025 a exemplo de Calumbi, Carnaubeira da Penha, Granito, Ingazeira, Itacuruba e Manari, todos com uma diminuição de 100% nas ocorrências.

Petrolina, maior cidade da região, registrou uma redução de 12 para 5 crimes letais, uma queda de 58,3%.

No recorte dos feminicídios, outubro também apresentou um resultado marcante: 55 cidades sertanejas não registraram nenhum caso no mês, incluindo grandes centros regionais como Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Arcoverde. No comparativo mensal, houve queda de 66,7% de três casos em outubro de 2024 para um em outubro de 2025. No acumulado do ano, 44 municípios seguem sem feminicídios entre janeiro e outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui