Projeto testa plasticultura para reduzir impacto das chuvas na viticultura do Semiárido

0
28

Nos últimos anos, as mudanças climáticas tem transformado as condições de cultivo na viticultura do Semiárido brasileiro. Em uma região onde as chuvas sempre foram concentradas em quatro meses, as precipitações passaram a ocorrer ao longo do ano, afetando diretamente a fruticultura irrigada, especialmente a uva. Esse cenário levou a Embrapa Semiárido a desenvolver um projeto que estuda o uso da plasticultura para mitigar os efeitos adversos das chuvas, além de promover benefícios no desenvolvimento das videiras, produtividade e qualidade dos frutos.

Os resultados da pesquisa nos primeiros ciclos de produção mostram mudanças significativas no microclima dos vinhedos, com efeitos no desenvolvimento das plantas, tamanho dos cachos e das bagas, produtividade, qualidade das uvas e incidência de doenças, como míldio, cancro bacteriano e oídio. Esses dados serão apresentados no Dia de Campo “Cultivo Protegido de Uvas de Mesa no Vale do São Francisco”, que ocorrerá em 25 de novembro, na Fazenda Colinas do Vale, em Petrolina (PE), a partir das 8h.

“Será a oportunidade dos produtores, estudantes, técnicos da região conversarem conosco sobre, além dos resultados obtidos mas também sobre as vantagens e também desvantagens do uso do plástico na produção de uvas na nossa região”, explicou a  pesquisadora da Embrapa, Patrícia Coelho Souza Leão em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Rádio Petrolina FM.

As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/iwwVWoRVeP8TSeWUA , com vagas limitadas. O evento gratuito é voltado para produtores, técnicos e estudantes interessados em tecnologias inovadoras na viticultura.

A programação inclui quatro estações temáticas, abordando o impacto da plasticultura na produtividade e nas características das uvas; a influência da técnica no microclima e na ecofisiologia das videiras; os efeitos na qualidade pós-colheita; e uma análise dos custos de produção e perspectiva do produtor sobre o manejo protegido.

Serviço:

Dia de Campo “Cultivo Protegido de Uvas de Mesa no Vale do São Francisco”
Inscrição: https://forms.gle/iwwVWoRVeP8TSeWUA
Data: 25 de novembro (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Fazenda Colinas do Vale- Estrada da Tapera, s/n – Zona Rural, Petrolina-PE
Acesse o mapa: https://www.google.com/maps?q=-9.460087776184082,-40.596858978271484&z=17&hl=pt-BR

(Foto:Freepik)