O Serviço Geológico do Brasil (SGB) irá leiloar um depósito com volume estimado de 245 milhões de toneladas de diamantíferos. O terreno fica na Chapada Diamantina, na Bahia e totaliza 1,8 milhão de quilates de diamantes, segundo estudos.
O leilão do Depósito de Diamantes Santo Inácio será em Brasília, na sala primária da Agência Nacional de Mineração (ANM), no dia 27 de novembro, a partir das 9h.
Diamantífero é o nome que se dá a um terreno em que se concentram diamantes. O local leiloado tem cinco áreas de mineração, que totalizam 2.400 hectares. O espaço é equivalente a 3.429 campos de futebol.
De acordo com o SGB, podem participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, isoladamente ou em consórcio. O certame será formalizado por meio de contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, que será assinado pelos representantes da organização ou entidade vencedora após o leilão.
O leilão tem como objetivo desenvolver o setor mineral no Brasil, atraindo investimentos que beneficiem tanto o município quanto a região e o país. (G1 BA/Foto: SGB)