Petrolina, cidade do sertão pernambucano, foi reconhecida, mais uma vez, com o prestigiado Selo Unicef. O prêmio é uma forma de destacar municípios brasileiros que têm alcançado melhorias concretas para a proteção de direitos das crianças e adolescentes. O reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi anunciado, nesta quarta-feira (6).
Para receber o Selo, a Prefeitura de Petrolina cumpriu ao longo dos últimos quatro anos um conjunto de metas relacionados à educação, saúde, cidadania, social voltado a crianças e adolescentes. Todas as etapas de implantação dos programas, políticas e ações foram monitoradas de maneira rigorosa por especialistas. Em Pernambuco, 81 cidades receberam o reconhecimento.
Essa é a terceira vez que Petrolina conquista o Selo Unicef. Anteriormente, a cidade havia recebido a titulação internacional nas gestões dos ex-prefeitos Fernando Bezerra e Miguel Coelho. O prefeito Simão Durando celebrou a conquista e destacou o esforço coletivo da equipe da prefeitura e das políticas públicas aplicadas no município para garantir mais qualidade de vida às crianças e jovens.
“É com muita alegria que recebemos essa notícia, são poucas as cidades de Pernambuco que já conseguiram o feito de cumprir com os indicadores que são impostos pelo Selo Unicef e nós temos alcançado com eficiência essas metas. Mais uma vez, estamos recebendo esse selo concedido pela Unicef que reafirma o trabalho que realizamos aqui com muita dedicação. E é assim que a gente segue em frente, cuidando da nossa gente”, destacou o prefeito.
Petrolina implementou programas voltados para o combate à evasão escolar, a melhoria no atendimento à saúde materno-infantil, cobertura vacinal e iniciativas de assistência social voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade.
Selo Unicef: Nesta edição, 923 cidades das regiões Norte e Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Mato Grosso, que melhoraram mais do que a média nacional as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, com destaque para: imunização, educação e proteção contra violências, entre 2021 e 2024 receberam o selo internacional. (Foto:Ascom PMP)