Petrolina (PE): Irmãs Dominicanas precisam firmar convênio ou municipalização para receber suporte da Prefeitura, diz secretária 

0
28

A secretária executiva da primeira infância de Petrolina, Poliana de Castro esclareceu sobre a situação da Escola Madre Tereza de Saldanha que fica no bairro Vila Débora em Petrolina (PE). Pais de alunos estão preocupados, pois participaram de uma reunião com a Secretaria de Educação que anunciou o possível cancelamento do contrato com a unidade.

“Na reunião tivemos a oportunidade de dialogar com os pais sobre essa condição da parceria frágil pois a escola é administrada pela Irmãs  Dominicanas, elas trabalham com doações para poder manter o projeto e desde 2017, a Secretaria de Educação vem buscando, dentro do que é possível, apoiar o atendimento educacional às nossas crianças na Escola Madre Tereza de Saldanha. O que ocorre é que é necessário que se haja duas tratativas importantíssimas: ou a formalização de um convênio ou a municipalização da escola. Nenhuma dessas tratativas são de intenção de se apossar da Instituição que hoje pertence às Irmãs Dominicanas, porém é necessário porque a gente entende a necessidade de dar mais aporte à Instituição”, disse Poliana.

“A gente entende que é necessário dar um suporte para a instituição, porém a gente administra um recurso público, esse recurso não pode ser administrado, como por exemplo eu administro o meu salário eu faço dele o que eu quero, mas com recurso público é necessário que seja feito de forma muito responsável por meio de convênios ou municipalização, então o que a gente vem tentando dialogar com a instituição é justamente isso”, completou a secretária.

De acordo com Poliana, o próximo passo depende da decisão das Irmãs Dominicanas se irão formalizar o convênio ou a municipalização com a Prefeitura. Caso não haja um acordo, o contrato será encerrado. Mas a secretária frisou que as crianças não ficarão sem estudar.

“Todas as crianças terão vagas asseguradas no CMEI Professora Evany Carvalho. Nem a Secretaria de Educação, nem o prefeito Simão querem fechar a Escola Madre Tereza, reforço que a gente trabalha com recurso público e para dar o suporte necessário a escola, é necessário que as Irmãs Dominicanas possam firmar conosco ou o convenio ou a municipalização”.  (Foto:Arquivo blog)