Reivindicações pleiteadas há anos pelos mototaxistas de Petrolina vão se tornar realidade. O prefeito Simão Durando sancionou, nesta sexta-feira (5), a alteração do Projeto de Lei que regulamenta a classe trazendo benefícios para a categoria. O ato simbólico para assinatura da Lei Nº 3.695 contou com os representantes da categoria e vereadores da base do governista.
De acordo com as novas regras, a idade máxima do veículo foi ampliada e passa a ser de dez anos, considerando o ano de fabricação do veículo. Anteriormente, o prazo limite de circulação da moto era de cinco anos. Outra alteração é a ampliação do número de permissões para a prestação do serviço de moto-táxi que, a partir de agora, será de uma para cada 350 habitantes. Também foi permitido o aumento das cilindradas, ficando estabelecida a potência mínima de 125 cc e a máxima de 300 cc.
A medida, publicada no Diário Oficial do Município, tem o objetivo de facilitar e incentivar a prestação de serviço para os usuários dessa modalidade de transporte. De acordo com o prefeito Simão, essa é mais uma ação que vem para fortalecer a categoria e auxiliar na geração de renda para os trabalhadores do setor.
“Neste ano fizemos as alterações necessárias para a categoria de taxistas e agora, chegou a vez dos mototaxis. Estamos modificando a ampliação do prazo para a renovação dos veículos, possibilitando que esse profissional consiga se organizar melhor financeiramente. Aumentamos também o número de permissões para atender melhor a nossa cidade que está crescendo a cada dia e alteramos as cilindradas para maior conforto da população. Essa categoria desempenha um papel fundamental no transporte público em Petrolina e vem se fortalecendo com o crescimento da cidade, a chegada de novos empreendimentos e o fortalecimento do turismo. Sem dúvida, é uma mudança que vai refletir positivamente para esse profissionais”, destacou o prefeito.
Estiveram presentes no ato simbólico de sanção, que ocorreu na prefeitura, a vereadora Maria Elena e os vereadores Edilsão do Trânsito, Diogo Hoffmann, Rodrigo Araújo, Zenildo do Alto do Cocar e Wenderson Batista, representando a Câmara de Vereadores. O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer aos edis a aprovação desse projeto importante para Petrolina. “Quero aqui reconhecer o trabalho e agradecer também especialmente aos vereadores de Petrolina que foram fundamentais para garantir essas conquistas para uma classe importante de nossa comunidade”, acrescentou o prefeito.