Após nova reunião, veja ações emergenciais para resolver problema do Riacho Vitória em Petrolina (PE)

0
1

Ações emergenciais devem ser tomadas em breve para a manutenção do Riacho Vitória, em Petrolina (PE).

Representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Codevaf, Compesa, do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participaram nessa segunda-feira (4) de uma reunião no Ministério Público de Pernambuco, em Petrolina (PE).

Os presentes ouviram as conclusões da análise de uma empresa de consultoria ambiental, em projeto elaborado pela AMMA em 2022.

A empresa trouxe o que há de mais urgente para ser executado para que os trabalhos continuem e que de fato os projetos saiam do papel.

O assoreamento e poluição do Riacho Vitória é um problema antigo desde a implantação do Distrito Industrial na década de 90. Foram feitas três barragens de forma irregular com industrias instaladas no local, casas e condomínios também foram construídos irregularmente dentro do leito do Riacho, o que contribuiu para a degradação do afluente.

Com a obstrução do riacho, muitos transtornos foram causados, principalmente a partir do ano de 2016. No período das chuvas, a água chega nas torneiras com cor diferenciada e sabor estranho, com isso a água sai suja e vai direto para o rio São Francisco. São mais de 280 km² e a erosão registrada nesse período vem crescendo a cada ano.

A Promotoria de Justiça do Ministério Público, em Petrolina (PE) deverá agora acompanhar esse grupo de trabalho que está sendo montado para avaliar e solucionar os problemas do riacho e espera que não seja necessária uma ação civil pública de forma judicial.

Apesar do esforço, a proposta apresentada pela AMMA pode não surtir muitos efeitos dada à complexidade dos problemas na área. Por isso, emergencialmente as orientações são:

  • Desobstrução com a destruição das pontes irregulares sob o riacho
  • Desassoreamento e construção de uma estrada paralela de acesso para as propriedades
  • Resolver questões sociais na área criando um grupo de trabalho com ações pontuais em toda a bacia do Riacho Vitória

Recursos do PAC já foram destinados para a manutenção de afluentes e o Riacho da Vitória está inserido.