A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Petrolina e o Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), entidades representativas do comércio, se solidarizam e lamentam pelos constantes arrombamentos nos estabelecimentos comerciais no centro da cidade e demais regiões.
Em tempo, vimos por meio desta nota, reforçar que a CDL e o Sindilojas, não estão alheias à problemática de roubos e furtos que têm ocorrido, de maneira recorrente, em estabelecimentos do comércio, sobretudo, na área central da cidade.
No ano passado, por exemplo, foram realizadas diversas reuniões na sede da CDL, nas quais foram convidadas autoridades públicas, representantes das forças de segurança, OAB e empresários. Um documento conjunto assinado pelo SINDILOJAS e pela CDL elencando não somente a situação vigente, mas sobretudo, sugestões de ações alternativas, foi encaminhado para o Governo do Estado e Prefeitura de Petrolina. Além disso, participamos ativamente de Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores.
Sempre tivemos a consciência de que essa realidade preocupante que aflige comerciantes, moradores, transeuntes e comunidade em geral no centro de Petrolina é uma questão complexa e que requer a soma de esforços de diversos agentes sociais. Vale também ressaltar que neste início de ano já tivemos reuniões com a segurança pública municipal e equipe para reforçar as ações de combate aos arrombamentos e furtos no comércio.
Entendemos como legítimo o acionamento das duas entidades varejistas, porém, qualquer linha de ação deve ser costurada junto às polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais, órgãos estaduais, Ministério Público, parlamentares, Justiça, Conselho Tutelar, dentre outros. Essa luta é de todos.