Quatro casos de intoxicação por uso de pomadas capilares irregulares foram confirmados em Petrolina (PE)

0
2

Em Petrolina (PE), quatro casos de intoxicação por uso de pomadas capilares irregulares foram confirmados. Os fiscais sanitários Augusto Santana e Thiely Figueiredo explicaram os principais cuidados que devem ser tomados por quem deseja utilizar esse tipo de produto nos cabelos.

“Quando a gente utiliza essas pomadas, molha o cabelo, sua ou até mesmo quando vai lavar, entra em contato com a pele e olhos e causa ardência, cegueira em alguns casos. Em Petrolina nós recebemos quatro casos confirmados de intoxicação por uso dessas pomadas  por isso que nós intensificamos a fiscalização justamente porque os estabelecimentos, salões de beleza continuam usando essas pomadas. Nessa semana ainda teremos as fiscalizações nesses locais que vendem esses cosméticos”, explicou Thiely Figueiredo.

Segundo o farmacêutico e fiscal sanitário Augusto Santana, a população pode consultar em uma pesquisa na internet se o cosmético é seguro ou não. Basta digitar no site de busca “Anvisa pomadas autorizadas” para ter acesso a lista. Ele também destacou os sintomas causados pelos produtos irregulares. “Os principais sintomas são ardência e vermelhidão nos olhos, visão turva, aumento de secreção, cegueira temporária ou dor de cabeça. Sentiu os sintomas, corre para a unidade básica de saúde e também para vigilância epidemiológica para notificar o caso”.