A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), o esquema de segurança para o Carnaval deste ano, com foco na Região Metropolitana do Recife (RMR), por movimentar mais pessoas, com folia entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
A SDS garantiu que a operação, que segue até o dia 3 de março, também deve estar presente em Caruaru, Bezerros, Nazaré da Mata e Pesqueira, e em Triunfo e Petrolina.
Dentre as principais ações, está o aumento no efetivo de agentes de segurança, por meio de 67.842 jornadas extras.
Outra medida anunciada foi o uso de câmeras de reconhecimento facial, colocadas em pontos estratégicos durante o Carnaval.
“Essa também é uma tecnologia que vai nos ajudar a reconhecer atos criminosos e seus autores durante esse período de festas. Ainda é uma tecnologia que está sendo desenvolvida e aprimorada, mas vemos grande importância em implementá-lá já a partir de agora”, completou a secretária.
Ainda de acordo com a SDS-PE, o sistema está conectado ao servidor do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), e a tecnologia tem foco justamente nas pessoas que estão com mandados em aberto.
O sistema foi definido da seguinte maneira:
– PMPE: 55.447 (jornadas extras);
– PCPE: 6.665;
– CBMPR: 3859;
– GGPOC: 215.
Além desses, a Corregedoria Geral da SDS, em conjunto com a Defesa Civil e mais alguns órgãos relacionados, mobilizarão mais 1.666 jornadas.
O número de agentes do reforço não foi divulgado, mas, segundo a SDS, todas as unidades conjuntas totalizam 25 mil profissionais, que devem trabalhar mais de uma vez durante o Carnaval.
Postos especiais
Dentre as medidas, está a inserção de Sistemas de Comando e Controle em Recife, Caruaru e Petrolina, que devem funcionar das 7h do dia 8 de fevereiro até às 7h do dia 15. O reforço também deve impactar todas as delegacias de plantão da Polícia Civil na RMR, além de acréscimo no plantão em outras 19 unidades no Agreste e na Zona da Mata, e outras 12 no Sertão.
Unidades de Delegacia Móvel será instalada durante o desfile dos Papangus, no domingo de Carnaval (10/02), e no Encontro dos Maracatus de Nazaré da Mata, na segunda (11/02). Também está prevista a instalação de pontos de observação e monitoramento em ambas cidades.
Unidades da Delegacia Especializada da Mulher também receberão plantões extras para funcionamento 24h durante os dias de folia.
Contato em caso de roubo
Em caso de roubo, é possível contatar a SDS por meio dos telefones (81) 3184 2714 ou (81) 3184 2756. Já a Defesa Civil pode ser acionada por meio do fone 199 ou (81) 3181-2490.
Nas cidades que recebem a operação, a SDS também irá montar postos de atendimento com orientação da população para cadastro na plataforma Alerta Celular.
O objetivo é poder recuperar aparelhos roubados ou furtados durante as festas, por meio do IMEI registrado no site oficial.