Carnaval de Pernambuco não terá câmeras de videomonitoramento da SDS; decisão atinge Petrolina 

0
2

Após a troca dos chefes das polícias Civil e Militar, o governo de Pernambuco trocou os chefes  e confirmou que o estado não vai contar com câmeras de videomonitoramento de segurança pública em locais estratégicos de quatro das maiores cidades de Pernambuco: Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina.

O desligamento das câmeras de videomonitoramento ocorreu no início de dezembro. Todos os 358 equipamentos estaduais foram desativados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

A gestão afirma que o desligamento das câmeras foi uma resposta a uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou, em fevereiro de 2023, que fosse feita uma nova licitação. Mas o desligamento das câmeras pegou de surpresa até mesmo o TCE, que pediu explicações ao governo, porque, no resultado da auditoria, determinou que não houvesse interrupção do serviço.

A justificativa da SDS é que o contrato anterior, com o consórcio OI SA, que fornecia as câmeras, a internet e os operadores, foi firmado em 2012 e estava vencido há três anos.

No carnaval, segundo a SDS, o estado pretende contar com drones, aeronaves de segurança pública e da Plataforma de Observação Elevada (POE) da SDS, que disponibiliza imagens em tempo real dos eventos. (G1 PE)