IPVA 2024: confira calendário, alíquotas e descontos; Valor médio deve cair

0
2

Para donos de carros e outros veículos, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago anualmente e já começa a ser cobrado em janeiro em boa parte do Brasil.

Este ano, os motoristas devem sentir um alívio no bolso. Como o preço do carro usado caiu – em média, 4,26% até novembro, segundo os últimos dados do IBGE – a tendência é que o valor do IPVA seja menor.

Isso porque a maioria dos estados usa como referência para calcular a alíquota do imposto o valor venal dos veículos. No Estado do Rio, por exemplo, que usa como referência a tabela Fipe, o valor venal caiu em média 4,39% – o percentual exato varia de acordo com o modelo e o ano do veículo.

As alíquotas e as datas de vencimento variam de acordo com cada estado. Os descontos chegam a 3% para quem pagar à vista. E, em alguns casos, é possível parcelar em até cinco vezes o pagamento dos tributos.

Carros elétricos, pessoas com deficiência e veículos a partir de 10 anos de uso podem ser isentos, dependendo da região. Até o momento, 18 estados e o Distrito Federal divulgaram as informações de pagamentos sobre o IPVA 2024.