A Praça do Jambo, dentro do Hospital Dom Malan em Petrolina foi o palco escolhido para a realização dos desejos de natal de 30 crianças que fazem tratamento contra o câncer no HDM Ismep, e outras 13 que sofrem com doenças raras e outras patologias. O evento aconteceu nesta quinta-feira (21).
Cauê Levi Pereira, de 3 anos, pediu uma bicicleta na cartinha do ‘Dia do Desejo’ e saiu empurrando o brinquedo como se estivesse andando nele. “Ele ficou muito feliz. É presente de natal e de aniversário também, ” contou a mãe, a dona de casa Cristiane Pereira, de 34 anos.
Aline Kaylane Bezerra, de 10 anos, paciente oncológica, não pensou em brinquedo como desejo. “Eu pedi uma roupa nova e uma sandália bonita, e ganhei. Fiquei feliz e gostei muito dos presentes, ” contou.
Vaidosa, Maria Luiza dos Santos, de 16 anos, paciente de uma doença rara que recebe medicação especial do Hospital Dom Malan, contou que seu desejo era ganhar um estojo de maquiagem. “Eu ganhei tudo e vou me maquiar no Natal e no ano novo também para ficar bem bonita. ”
Na enfermaria oncológica do HDM, Maria Clara, de 5 anos, no leito, recebeu as bonecas que pediu na cartinha do ‘Dia do Desejo’. Por estar com a imunidade baixa, não pode ir até a Praça do Jambo, para participar do momento especial de entrega dos presentes. O mesmo aconteceu com outras duas crianças, que viveram momentos de alegria com os desejos realizados.
Dia do Desejo
O ‘Dia do Desejo’, foi implantado neste natal no Hospital Dom Malan administrado pelo Instituto Social Medianeiras da Paz – Ismep, como parte das ações de humanização no atendimento da unidade de saúde.
Além dos próprios funcionários do Hospital, voluntários adotaram as cartinhas e atenderam os desejos das crianças. A exemplo da pediatra Dra. Flávia Guimarães, que trabalha há 28 anos na unidade e que lembrou o verdadeiro motivo do momento vivenciado nesta quinta. “A cada ano, a cada Natal, Jesus nasce em nossos corações. E estou me sentindo como se eu estivesse hoje bem pertinho dele em cada criança dessas pela alegria delas hoje, ” ressaltou a pediatra.