Marinha intensifica fiscalização e reforça segurança nas águas para o verão em Pernambuco

0
1

Operação acontece entre os meses de dezembro deste ano e fevereiro de 2024, devido a alta temporada

Para reforçar a fiscalização e a segurança aquaviária, a Marinha do Brasil intensifica, a partir desta sexta (15), ações da Operação Verão 2023-2024.

A meta é fazer a inspeção no tráfego e conscientização de condutores e passageiros sobre a Salvaguarda da Vida Humana do Mar.

As ações serão realizadas pela Capitania dos Portos em Pernambuco.

Além dos cuidados com a segurança da navegação, a ideia também é evidenciar a preocupação com a poluição ambiental no estado e incentivar a preservação.

A Operação acontece entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, período que marca as festividades de fim de ano e o verão.

Segundo a Marinha do Brasil, há, nesse período, um aumento significativo de movimentação das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas de Pernambuco.

Levantamento das infrações

Com informações do levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira sobre segurança da navegação, as infrações mais frequentes durante as fiscalizações são:

– Condução de embarcação por pessoa não habilitada
– Documentação da embarcação incompleta ou vencida
– Falta de materiais como coletes, boias, extintores de incêndio
– Excesso de lotação da embarcação
– Consumo de bebida alcoólica durante a condução
– Más condições de navegabilidade das embarcações

Operação e App NAVSEG

Segundo a Marinha do Brasil, a Operação Verão, tem como slogan ‘’Naveseg: você conectado a uma navegação segura’’ 2023-2024 tem o propósito de criar um diálogo com a sociedade civil, principalmente, com as comunidades marítima e náutica, que possibilita as informações de trajetos e coordenadas.

Operação anterior

De acordo com a Capitania dos Portos, no ano anterior por meio da Operação Verão 2022-2023 foram inspecionadas 3.646 embarcações, emissão de 95 notificações para comparecimento, apreensão de 14 embarcações e 89 testes com etilômetro.

Também foram realizadas palestras e ações educativas nas marinas, colônias de pescadores, associações de embarcações e nas praias.

Para as ações iniciadas neste ano, a Capitania dos Portos empregará mais de 54 militares, com o apoio de 5 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuarão em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Pernambuco.