Israel afirma que precisará de meses para derrotar o Hamas

0
1

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, afirmou ao Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, que se encontra em Tel Aviv, que Israel precisará de vários meses para derrotar o Hamas. “Há mais de uma década o Hamas constrói sua infraestrutura subterrânea e acima do solo e para eliminar o grupo será necessário um longo período de tempo, que vai durar muitos meses, mas venceremos e iremos destruí-los.”, declarou Gallant.

Sullivan chegou a Israel nesta quinta-feira (14) para uma nova rodada de diplomacia da administração de Joe Biden no Oriente Médio, em meio a crescentes divergências entre o presidente norte-americano e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Biden fez recentemente críticas ao governo de Netanyahu e o descreveu como o mais conservador da história de Israel. O líder dos EUA apelou por mudanças e alertou ainda que Israel vem perdendo apoio no cenário global, além do “bombardeio indiscriminado” na Faixa de Gaza que já matou milhares de civis. Ao contrário de Washington, o governo israelita não quer uma solução de dois Estados com os palestinos no pós-guerra. Netanyahu falou de “desacordos” com o líder norte-americano sobre a sua visão a longo prazo, uma vez terminado o conflito em Gaza.

Já Sullivan também vai se reunir com Netanyahu e tem um encontro marcado com o presidente israelita Isaac Herzog e membros do gabinete de guerra.