Incra emite nota sobre desocupação do MST em sede de Petrolina (PE)

0
0

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas unidades do Incra em Pernambuco na segunda-feira (16), uma  delas foi em Petrolina.

Nesta terça-feira (17), o Incra PE emitiu nota sobre a desocupação.

“O Incra PE comunica que ao longo desta segunda-feira (16) o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi recebido em suas duas Unidades, a Sede em Recife e a UAE-Sertão em Petrolina, na ocasião os trabalhadores entregaram aos gestores uma pauta que apresentou pontos de reivindicações locais e nacionais, já que as ocupações fazem parte de uma jornada de luta do Movimento em âmbito nacional.

Entre os pontos apresentados constou a recriação da Superintendência do Médio São Francisco, garantia de CAF para as famílias assentadas, regularização sobre famílias que ainda estão fora da Relação de Beneficiários dos assentamentos (RB), aplicação de créditos, investigação de empresas que foram cadastradas para construção de casas e ainda não entregaram as habitações, levantamento de demanda para a construção de novas casas, Assistência Técnica para as famílias assentadas, o retorno de vistoria para novas áreas para criação de assentamentos, e novas turmas de Pronera.

Após reunião, ficou encaminhando que algumas vistorias de avaliações irão ocorrer até dezembro, um planejamento de aplicação de novos créditos foi enviado ao gabinete da autarquia em Brasília para analisar a viabilidade para este ano ainda, valendo ressaltar que o orçamento aplicado este ano foi pactuado em 2022, ou seja, em outro governo e que não previa aplicações de créditos nem aumento de seu valor. Sobre a recriação da Superintendência do Médio São Francisco, já foi realizado um estudo de viabilidade e entregue a Casa Civil para minuta do Decreto de criação assinado pelo presidente Lula.

Com os encaminhamentos os movimentos desocuparam as sedes do Incra PE, que retorna ao seu serviço de atendimento ao público normalmente a partir desta terça-feira (17).”