Para continuar garantindo à população petrolinense uma assistência pública de qualidade, a Prefeitura de Petrolina segue avançando com diversas ações voltadas à saúde. Nesta terça-feira (10) o prefeito Simão Durando anunciou mais um importante mutirão para zerar as filas de espera para exames laboratoriais. A expectativa é realizar cerca de 140 mil atendimentos.
Para agilizar o trabalho, a Secretaria de Saúde montou uma verdadeira força-tarefa em parceria com os laboratórios da cidade. O mutirão já inicia na próxima semana e a coleta vai acontecer nas 57 Unidades Básicas de Saúde, beneficiando as áreas urbana e rural.
Serão atendidas todas as pessoas que estão com as guias de solicitação de exames de sangue, fezes e urina nos postos de saúde. Para isso, os profissionais de saúde entrarão em contato, através do número de telefone informado na guia, e os agentes comunitários também irão fazer a busca ativa informando ao paciente sobre a data e horário do procedimento. Já para os pacientes que não fizeram solicitação de exame, o atendimento pode ser agendado no posto de saúde mais próximo.
Segundo o prefeito, os mutirões irão permitir que o município consiga dar celeridade a algumas demandas, zerando as filas de espera de alguns procedimentos que voltaram a acumular após a pandemia, além de dar mais agilidade aos exames e, com isso, ter um diagnóstico em tem hábil de possíveis doenças. O gestor adiantou ainda que, além deste mutirão de exames laboratoriais, diversas outras ações serão lançadas nos próximos dias para fortalecer o sistema público de saúde do município.
“Após a pandemia, houve um aumento na demanda, já que a maior parte dos esforços foram voltados ao combate do vírus. Diante disso, hoje temos a necessidade de realização dos mutirões para atender nossos pacientes. Tem muita coisa para acontecer na saúde nos próximos dias, mas isso só está sendo possível com muito planejamento e organização. A nossa gestão continua avançando e garantindo uma assistência de qualidade a população, o acesso a saúde pública de forma integral e a ampliação do acesso a rede de atenção à saúde. Vamos continuar cuidando do nosso povo e da nossa Petrolina”, concluiu o gestor.