O Coletivo Ilha do Fogo realiza um evento histórico no próximo domingo, dia 8 de outubro, a partir das 8h da manhã. A Ilha do Fogo, ponto de encontro entre as cidades de Juazeiro -BA e Petrolina-PE se tornará o epicentro de uma mobilização sociocultural. O destaque é o aguardado lançamento do site oficial da Ilha do Fogo, acompanhado da assinatura de um manifesto. Para compor a atmosfera cultural, talentosos artistas regionais vão se apresentar, como Euri Mania (Juazeiro, BA), Peu Bandeira (Juazeiro, BA) e Son Sallez (Petrolina, PE). A programação também conta com mutirão de limpeza, café da manhã, debates e uma feira de empreendedorismo.
O “Salve a Ilha do fogo” marca as comemorações do 4 de outubro, dia de São Francisco e também o dia da natureza. Segundo Manuella Tyler Medrado, colaboradora do coletivo, esta não deve ser uma ação pontual. “As ações do Coletivo Ilha do Fogo vêm se difundindo por meio de uma abordagem transdisciplinar e interseccional, pensando na perspectiva da educação ambiental, patrimonial e de fomento de arte e cultura para a valorização da ilha enquanto um espaço de resistência de todos os povos marginalizados. O site oficial da Ilha do Fogo também vai prestigiar a nossa historiadora Bebela, referenciando lendas que compõem o imaginário folclórico da região”, afirma Manuella.
A iniciativa conta ainda com a parceria da Escola Verde, projeto de sustentabilidade da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com a oferta de certificação para alunos participantes; da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), ambas de Juazeiro, Bahia, e dos multiartistas Euri Mania, Peu Bandeira e Son Sallez. “A participação de várias instâncias diferentes para compor este espaço colabora para transformar esse movimento num debate público e democrático. Trazemos um manifesto mostrando a importância dessa articulação junto a um abaixo assinado, convocando toda a sociedade para assinar, seja frequentador da ilha ou não, para que assim a gente tenha força política para chegar nos órgãos competentes, nas entidades responsáveis, para que assim solicitem, fomentem e conquistem a efetivação de políticas públicas permanentes para a ilha”, conclui Manuella.
A partir dessa ação, o Coletivo Ilha do Fogo pretende divulgar uma agenda de programações, como a realização de uma gincana sociocultural, visando o resgate e revitalização do espaço enquanto potencial turístico, econômico, educativo, de lazer, esporte e expressão artística, pensando em uma mobilização ecológica local que também repercute globalmente. Simbolicamente, as ações do coletivo visam consolidar o elo entre dois estados, dois povos e duas culturas, a fim de ressignificar o lugar que até então é pouco frequentado pela própria população local. Por isso, é muito importante que todo mundo faça parte, para que a Ilha do Fogo se torne uma representação positiva de todo o Vale do São Francisco.
Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato através do telefone: (74) 988317479.