Os primeiros oitos meses do governo Raquel Lyra (PSDB) já acumulam cinco trocas de secretários em pastas do Estado. Todas as mudanças foram promovidas em pouco mais de um mês(entre julho e agosto de 2023), incluindo alterações em órgãos estratégicos como, agora, a Defesa Social.
Além da saída de Carla Patrícia, a atual gestão anunciou sua primeira baixa no dia 20 de julho. Silvério Pessoa deixou o cargo de secretário estadual de Cultura, comunicando à governadora Raquel Lyra que estava saindo da secretaria por “razões pessoais”.
“Como em todos os ciclos da vida, no entanto, chegou o momento de encerrar essa jornada: sem dúvidas, tempo de aprender, tempo de semear as bases de uma política cultural mais múltipla e democrática no nosso Estado”, disse ao sair do governo.
Nove dias depois, a governadora emitiu uma nota de agradecimento aos então secretários de Desenvolvimento Agrário, Aloísio Ferraz, e da Mulher, Regina Célia.
“Agradeço a Regina Célia e a Aloísio Ferraz pelo tempo dedicado ao serviço público nestes sete meses de governo”, comunicou Raquel Lyra.
Já neste mês de agosto, a saída anunciada foi do Secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Evandro Avelar, sob a mesma tônica de agradecimento e “bons serviços prestados”.
Mesmo com as trocas, ao todo, a gestão ainda contabiliza 27 secretarias.
Os novos secretários nomeados nas pastas vagas abertas foram o economista e doutor em Engenharia de Produção Diogo Bezerra (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura); a agrônoma Ellen Viégas (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), a jornalista Cacau de Paula (Secretaria de Cultura) e a administradora Mariana Melo (Secretaria da Mulher).