Odacy Amorim (PT) pode se tornar deputado estadual ainda essa semana. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco terá a eleição de escolha do novo conselheiro da Corte.
A disputa pela vaga aberta com a aposentadoria da conselheira Teresa Duere gera expectativa não somente entre os candidatos, mas também entre os suplentes de deputados estaduais.
Estão na disputa os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB) e Joaquim Lira (PV).
A eleição de qualquer um dos parlamentares detentores de mandato eletivo vai impactar diretamente na composição da sua respectiva Casa legislativa, contemplando um suplente com uma vaga definitiva nesta legislatura. Isso porque o cargo de conselheiro do TCE-PE é vitalício e o seu novo titular não vai retomar as atividades legislativas.
Caso Rodrigo Novaes seja eleito, Diogo Moraes é o primeiro suplente do partido socialista. Caso Joaquim Lira vença a disputa e se torne conselheiro, o contemplado será um membro da federação PV, PCdoB e PT. No caso, o primeiro suplente do bloco partidário é o ex-deputado estadual Odacy Amorim, liderança de Petrolina (PE).