Acadêmicos dos cursos ofertados pela Faculdade Soberana de Petrolina (PE) começaram a utilizar, pela primeira vez, a estrutura completa do Laboratório de Habilidades e de Simulação Realística, pioneiro, sendo a única a apresentar esse modelo, entre todas as instituições da região.
Como o próprio nome indica, no Laboratório é possível realizar simulações realísticas e interativas, por meio do uso de simuladores de alta fidelidade, isto é, manequins que dispõem de um sofisticado software e são capazes de representar uma ampla variedade de reações humanas e casos clínicos. Através desta atividade, os estudantes de Psicologia, Estética e Cosmética, Odontologia, Enfermagem e Farmácia, desenvolvem habilidades e competências técnicas e psicológicas, em tempo real.
São casos como traqueostomia, acidentes, partos, massagens cardíacas, partos, que são simulados pelos alunos.
Após a simulação, é realizada uma discussão com a equipe, onde são avaliados os erros e acertos cometidos durante o treinamento.
Fora os manequins da simulação, pacientes reais também são assistidos e auxiliados pela Soberana, através de agendamento e triagem, a princípio na área da Odontologia e em breve para a Enfermagem.
“Isso representa uma qualidade enorme na vida dos alunos e para a a instituição na região, pois aqui não existe em nenhum outro lugar esse tipo de simulação, isso mostra a realidade coloca o estudante para conhecer o que ele realmente quer para ser aplicado na vida”, ressalta Cássio Costa, Assistente de Mídias da Faculdade Soberana.
A Faculdade Soberana ainda disponibilizará, em breve do Centro de Saúde que atuará com procedimentos dentro da área da Enfermagem com a realização de exames, vacinação, coleta de sangue, entre outros.
“Nós já recebemos paciente para atendimento odontológicos e com a Enfermagem não será deferente, nós também vamos atender, na Farmácia a mesma coisa, tudo por etapas”, explicou Cássio.
O laboratório
O Laboratório de Simulação Realística, inaugurado há dois meses, conta com equipamentos modernos que permitem reproduzir experiências reais de um paciente submetido aos cuidados de casos em complexidade, possibilitando que os estudantes vivenciem situações comuns da profissão e aprimorem habilidades técnicas e comportamentais.