Retomado acordo com a PRF para apreender animais em Petrolina (PE)

0
1

A área de abrangência para recolhimento de animais de grande porte das vias públicas será ampliado em Petrolina. Isso acontece através de uma parceira entre a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação vai contemplar a área central, bairros e rodovias da cidade. Essa parceira amplia a área de cobertura para a retirada de cavalos, jumentos, burros, entre outros bichos que colocam em risco o trânsito de veículos e pessoas nas vias.

Para o inspetor-chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima, esse acordo de cooperação que está sendo construído junto ao município tem objetivo de remover os animais das vias federais e estaduais na cidade. “Cabe a PRF a execução desse acordo de cooperação, onde disponibilizamos uma viatura para recolhimento dos animais que estejam circulando ao longo das vias públicas do município. Os bichos que transitam com um responsável estão respaldados, já os que circulam livremente, sem um tutor, serão recolhidos e só serão devolvidos mediante pagamento de multa, como descreve o Código de Trânsito Brasileiro”, descreveu Lima.

Neste acordo entre os órgãos, permanece como responsabilidade do município a condução, estadia e regularização dos animais, ou seja, os profissionais do CCZ continuarão encarregados por laçar os bichos, conduzir até o curral municipal e lavrar toda a documentação para liberar o bicho quando o dono, ou responsável, procurar para retirada. Passado o prazo de estadia no local e não havendo a procura, os bichos podem ser doados.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, essa retomada do acordo de cooperação é muito importante no recolhimento de animais. “É um importante momento para nós esta retomada da parceria com a PRF na tratativa de recolhimento de animais. A atuação será mais ampla e abrangente. Além dos perímetros urbanos, vias estaduais e federais, isso também irá ocorrer na zona rural da cidade. A PRF disponibilizará o veículo e o motorista e nós entrarmos com o local para direcionamento deste animal, além da estadia dele sob nossa responsabilidade. O nosso objetivo é garantir a segurança no tráfego de veículos e pedestres, evitando assim acidentes envolvendo animais de grande porte na cidade”, descreveu Gama.