Na manhã desta segunda-feira (30), a Codevasf recebeu, em devolução, um dos três tratores que tinham sido retirados de seu pátio em Juazeiro (BA) mediante fraude de documentos. Os crimes ocorreram em agosto de 2022.
A localização dos outros dois tratores foi identificada, no estado do Tocantins, e os bens serão restituídos à Companhia em sua Superintendência Regional sediada em Palmas (TO) ainda nesta segunda-feira, para posterior transporte até Juazeiro.
A recuperação dos bens teve a atuação da Polícia Federal, que apura o caso. A investigação é resultado de denúncia levada diretamente pela Codevasf às autoridades policiais. A Companhia colabora ativamente com a investigação, com o objetivo de que haja a responsabilização dos envolvidos.
Ainda no início das apurações, um funcionário terceirizado foi demitido por determinação da Companhia, por suspeita de envolvimento. A Codevasf levou aos investigadores imagens de câmeras de segurança e acervo documental associado aos bens. De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa, Peculato ou Estelionato Qualificado. As penas somadas podem ultrapassar os 12 anos de reclusão.