Café com leite pode ser um aliado no combate a inflamações, sugere estudo

0
3

Café com leite tem potencial anti-inflamatório para o organismo humano. Foi o que revelou um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

O café é rico em polifenóis, um conhecido antioxidante. Já os aminoácidos, que formam as proteínas, estão presentes em abundância no leite. Foi a relação entre esses dois componentes que os cientistas resolveram estudar.

O grupo de pesquisadores investigou o efeito anti-inflamatório da combinação de polifenóis com proteínas ao provocar uma inflamação artificial em células do sistema imunológico.

Algumas células receberam várias doses de polifenóis, que reagiram com um aminoácido. Outras receberam apenas polifenóis, enquanto um grupo de células não recebeu nada.

Ao fim, eles perceberam que as células imunes que haviam recebido polifenóis e aminoácidos (equivalentes ao café com leite) eram duas vezes mais eficazes no combate à inflamação do que as que haviam recebido somente os polifenóis (café).

“Quando um polifenol reage com um aminoácido, seu efeito inibitório sobre a inflamação nas células imunológicas aumenta. Como tal, é claramente imaginável que esse coquetel também possa ter um efeito benéfico contra a inflamação em humanos”, comentou em comunicado a professora Marianne Nissen Lund, do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Copenhague, que liderou o estudo.