Hospital Universitário de Petrolina (PE): taxa de ocupação de pacientes ultrapassa 124% e superintendente explica superlotação

0
7

A equipe do Blog foi convidada pela coordenação do Hospital Universitário de Petrolina (PE) para conhecer como funciona a estrutura e os procedimentos realizados na unidade.

Na oportunidade, Dr, Itamar Santos, superintendente do HU relatou sobre o quadro de superlotação de pacientes que ficam pelos corredores na chamada “sala verde”.

“É o único hospital com esse tipo de atendimento na região, nós fazemos o que os municípios não fazem, que é atender a demanda de pacientes além do que que se pode. A gente atende cidades da Bahia, Piauí, Pernambuco, por isso vemos pessoas nos corredores porque ultrapassa a nossa capacidade”, disse.

Para a direção do HU, cada município que envia pacientes deveria ter uma estrutura como hospitais para atender a população.

“Os municípios deveriam ter estruturas básicas de atendimento, mas eles enviam os pacientes para o Hospital Universitário, que atende casos até de baixa complexidade”, complementou.

O HU-Univasf é a unidade de referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – PEBA, formada por seis microrregionais de saúde integrantes da IV Macrorregião de Pernambuco (Salgueiro, Petrolina e Ouricuri) e Macrorregião Norte da Bahia (Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim).

A média de casos envolvendo tentativas de homicídios, acidentes terrestres, entre outros traumas têm aumentado principalmente nas cidade de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A unidade tem uma taxa de ocupação hospitalar de 124,18%, algo que vem desde o ano de 2017, que ultrapassa o limite e mesmo assim a unidade realiza os procedimentos e não deixa de atender.