A vazão da barragem de Sobradinho (BA) deve igualar ao patamar atingido no ano de 2022, quando chegou a liberar 4.000m³ por segundo, maior dos últimos 12 anos.
Inicialmente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que liberaria 2.800 m³/s nesta quarta-feira (11) e atingirá 3.500 m³/s na sexta (13).
Em uma nova atualização,a Chesf informou que o índice de 4.000m³ deve ser liberado na próxima segunda-feira (16), igualando o recorde de 2022. A liberação ocorre por conta das chuvas na região.
De acordo com a Defesa Civil do município, a vazão coloca famílias ribeirinhas em estado de alerta. O bairro Angary, em Juazeiro, é um dos mais atingidos.
O nível da água sobe bastante na orla da comunidade. A Defesa Civil mapeou quatro famílias que precisavam deixar as casas e foram abrigadas.
A Chesf e as Defesas Civis da Bahia, Pernambuco e Alagoas realizaram uma reunião com mapas de áreas inundáveis das regiões ribeirinhas.
A Defesa Civil de Juazeiro afirmou que mantêm famílias em estado de alerta e já prevê prejuízos para comerciantes de algumas regiões da cidade.