Cabo Verde será 1º país a nomear estádio em homenagem a Pelé

0
1

A sugestão do presidente da Fifa, Gianni Infantino, de que todos os países tenham um estádio com o nome de Pelé já está repercutindo — pelo menos, em Cabo Verde. O primeiro-ministro do país, José Ulisses e Silva, fez uma publicação nas redes sociais afirmando a intenção de batizar o Estádio Nacional, localizado na cidade de Monte Vaca e com capacidade para 15 mil espectadores, com o nome do Rei do futebol. Ele também pediu a opinião da população sobre o assunto, embora tenha destacado que já comunicou ao órgão internacional sobre a decisão.

De acordo com o primeiro-ministro, “Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares”. Ele afirmou ainda que “o Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe. Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações”.

A opinião expressada pela população, no entanto, parece discordar da medida. Em diversos comentários, o tom é de crítica e questionamento sobre a adoção de um jogador estrangeiro para levar o nome de um bem nacional. “Devemos homenagear os nossos”, “Cabo Verde não tem figuras ligadas ao futebol?” foram algumas das mensagens deixadas na rede social.