Casos de Covid-19 em Pernambuco recua 95% em seis semanas

0
0
(FILES) In this file photo taken on May 08, 2020, ahealthcare worker takes a nasal swab sample to test for the coronavirus at the Brightpoint Health and UJA-Federation of New York free pop-up coronavirus testing site in the Brooklyn borough of New York City. - New York City will require public hospital workers to get vaccinated or take a weekly coronavirus test, Mayor Bill de Blasio said on July 21, 2021, as the metropolis faces an uptick in cases fueled by the Delta variant. The order will go into effect from August 2 and apply to the some 30,000 employees in the city's 11 public hospitals. (Photo by Angela Weiss / AFP)

A positividade de testes RT-PCR de Covid-19 em Pernambuco processados no Laboratório Central do Estado (Lacen-PE) caiu de 52% na última semana de janeiro para 2,5% na semana epidemiológica encerrada no último sábado (12).

O recuo nesse intervalo de seis semanas chega a 95%, segundo informou o Governo do Estado, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15).

Esse é um dos indicadores da tendência contínua de queda da pandemia de Covid-19 e consequente melhora no cenário epidemiológico no Estado. A positividade representa a quantidade de diagnósticos de Covid-19 no universo de amostras suspeitas analisadas.

Os dados em queda dos testes positivos se somam aos demais indicadores, que também permanecem em retração – com a mudança no patamar da doença, novas flexibilizações foram anunciadas pelo Estado nesta terça-feira, como a ampliação de capacidade em eventos para 10 mil pessoas.

Dados da Central de Regulação Hospitalar apontam que a semana epidemiológica 10, a encerrada no último sábado, registrou o menor patamar de pedidos por leitos de terapia intensiva deste ano. Foram 251 solicitações, o que representa uma queda de 19% em uma semana e de 18% em 15 dias.

Pela quinta semana seguida, houve redução nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) com resultado positivo para a Covid-19. Foram 55 registros, o que representa uma queda de 40% e de 58% em comparação às semanas epidemiológicas 9 e 8, respectivamente.

“Mesmo colhendo bons indicadores semana após semana, ainda temos, neste momento, 480 pacientes internados nos leitos de UTI da rede. Assim, se quisermos vencer o vírus precisamos manter o cuidado, especialmente com o uso da máscara, e ampliar a vacinação”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo, na coletiva desta terça.