Manifestação contra aumento no preço da passagem de ônibus acontece nesta manhã em Petrolina (PE)

0
4

Usuários de transporte público em Petrolina (PE) realizam na manhã de hoje (10) uma manifestação para protestar contra o aumento no preço da passagem de ônibus na cidade. O ato acontece na Praça do Bambuzinho e é organizado pelos Diretório Central de Estudantes da Univasf e Centro Acadêmico de Ciências Sociais.

No final do mês passado, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), autorizou o repasse ao usuário petrolinense com um índice menor que a inflação atual. A alteração das novas tarifas foi publicada no Diário Oficial e obedece às obrigações contratuais de revisão tarifária. Segundo a Ammpla, o aumento acontece após três meses segurando qualquer reajuste nas tarifas de ônibus.

De acordo com o Índice de Preços do Consumidor Ammplo (IPCA), o reajuste deveria ser de 16,57% o que elevaria as passagens a R$ 4,31. Contudo, o município autorizou apenas um índice menor que a inflação o que manterá a passagem na casa dos R$ 4,10. De acordo com a Ammpla, o reajuste deveria ter ocorrido no início de janeiro, quando houve reajuste na maioria dos municípios, contudo as novas tarifas passam a valer somente a partir do dia 1º de março.