Petrolina terá ao longo de 2021 , 16 feriados entre datas de abrangencia nacional, estadual e municipal. Destes, apenas quatro cairão entre sábados e domingo : a Data Magna de Pernambuco ( 06 de Março/ Sábado), Dia do Trabalho ( 01 de Maio /Sábado), Padroeira de Petrolina ( 15 de agosto /Domingo) e Natal ( 25 de Dezembro/Sábado).
Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, o número de feriados, ao contrário do que se costuma imaginar , não causa tanto impacto negativo nas atividades econômicas. ” Essa questão dos feriados já está incorporada na cultura do brasileiro, desta forma, tanto o consumidor quanto o empresário já se preparam para isso. Além disso, através da Convenção Coletiva, há a flexibilização para que atividades do comércio funcionem em 12 feriados, destes 16. Então, com planejamento é possível não sentir o impacto dos dias parados”, avalia.
Segundo o presidente da entidade representativa do comércio , os feriados estimulam setores como o do Turismo, por exemplo. “Principalmente naqueles feriados que ficam próximos aos finais de semana, a gente sabe que o fluxo de turistas aumenta na cidade, os próprios moradores também passam a frequentar mais os restaurantes, pontos turísticos. Ou seja, aí movimenta o hotel, os transportes de passageiros, restaurantes. Além disso, os feriados também servem como uma pausa para o bem estar de colaboradores e dos próprios empresários “, acredita Castro.
Dos 16 feriados que constam no calendário oficial, em apenas quatro o comércio não pode abrir : Dia do Trabalho, Dia do Comerciário ( terceira segunda feira de Outubro) , Natal e 01 de Janeiro.
Lembrando que o Carnaval – data que sempre causa muitas duvidas- não é feriado em nenhuma das esferas : nacional, estadual e municipal. No entanto, o comércio costuma fechar as portas na terça de Carnaval, por uma questão de tradição.