Pernambuco anuncia ampliação de testagem para os serviços essenciais e inclui a imprensa

0
0
Medical personnel wearing protectice suits interact with two patients (R on bed and standing) tested positive to the coronavirus in an isolation room at Cho Ray hospital in Ho Chi Minh City on January 23, 2020. - Two Chinese nationals in Vietnam have tested positive for the SARS-like coronavirus and are being treated in hospital, officials said on January 23. (Photo by STR / Vietnam News Agency / AFP)

A partir do próximo dia 22, Pernambuco fará uma nova ampliação no sistema de testagem dos casos suspeitos da Covid-19. Passarão a também ter prioridade nesse processo os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentarem sintomas de síndromes gripais. Nesse grupo, estão funcionários de bancos, supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, clínicas e hospitais veterinários, além de profissionais da Imprensa e de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais também passam a ser incluídos nos grupos prioritários para testagem. Assim como pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas. Nesses dois últimos casos, não será necessário apresentar sintomas de gripe para passar pela testagem.

O suporte aos profissionais dos serviços essenciais será integrado ao aplicativo Atende em Casa e os detalhes de como será o funcionamento serão divulgados ao longo da semana. Esses novos grupos se juntam aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também têm prioridade os moradores e trabalhadores sintomáticos de lares de idosos, bem como os seus contatos próximos.

“Essa ampliação só será possível graças à doação de 24 mil testes RT-PCR que recebemos na semana passada do grupo Unilever, assim como da chegada de um equipamento de última geração, extrator de RNA e processador de RT-PCR, que estamos aguardando e que vai possibilitar a automatização de todo o processamento das amostras no Lacen-PE, quadruplicando a nossa capacidade de testagem”, disse o secretário de Saúde do Estado, André Longo. Os testes do tipo RT-PCR são realizados através de swab nasal e da orofaringe e detectam a presença do vírus a partir dos sintomas iniciais da infecção.